O silicone é ruim para o cabelo? Principais perguntas sobre silicone e cuidados com os cabelos respondidas.

Já usei vários produtos para o cabelo. Alguns me deram um ótimo cabelo, enquanto outros acabaram com uma juba não tão saltitante. Me deparei com uma revisão de que os silicones eram usados ​​em uma variedade de produtos para cabelos, como xampus, soros e afins. Fiquei chocado porque não estava prestando muita atenção à lista de ingredientes. Com isso em mente, vamos explorar a pergunta comum: o silicone é ruim para o cabelo?

Conteúdo

O silicone é ruim para o cabelo?

Na verdade, os silicones não são ruins para o seu cabelo, a menos que você escolha o tipo errado de silicone, como no caso da calafetagem. Alguns podem dizer que ser sintético é a razão pela qual é perigoso, mas estão errados. O silicone fornece proteção à haste do cabelo contra umidade e calor. Mas há mais neste ingrediente sintético que precisa ser entendido para que você conheça seus prós e contras.

Perguntas frequentes sobre silicone e cuidados com os cabelos

O que são silicones?

Os silicones são esses polímeros sintéticos que são projetados para reter a umidade em seus fios de cabelo, criando uma vedação ao redor deles. Eles geralmente são adicionados em produtos para o cabelo, como xampus, condicionadores e soros, mas esse ingrediente também pode ser encontrado na maquiagem.

Por que eles são usados ​​em cuidados com os cabelos?

Este ingrediente é frequentemente usado em xampus e condicionadores para ajudar a criar uma camada protetora no cabelo para evitar que sejam danificados.

O que os silicones fazem no seu cabelo?

Como foi mencionado anteriormente, os silicones em produtos para o cabelo criam uma cobertura protetora para manter os fios hidratados. Eles também repelem a umidade de entrar na cutícula, pois isso levará ao frizz. Os silicones também podem atuar como proteção quando você estiver usando calor, como ferramentas de modelagem. O uso de protetores térmicos contendo silicone pode deixar seu cabelo macio e macio e livre de frizz também.

O silicone se acumula no cabelo?

Sim, esta é provavelmente a única desvantagem de usar um produto que contém silicone, o que não é incomum devido à sua natureza sintética. Se for usado um silicone não solúvel em água, ele pode deixar vestígios dele. Se o seu cabelo parecer pesado, você pode remover o acúmulo com um limpador de cabelo e pronto.

Como você identifica os silicones ao comprar produtos para o cabelo?

Os silicones não aparecerão como estão na lista de ingredientes de um produto. Então, como você saberá se o xampu ou qualquer outro produto capilar que você está usando o contém? Nomes como dimeticona, ciclometicona e até amodimeticona (ou palavra terminada em cone) são exemplos desse ingrediente que você encontrará em muitos produtos para cabelos e pele.

Silicones ruins para estar ciente de

Existem silicones bons e ruins que você deve conhecer. Os bons são aqueles que são solúveis em água, o que significa que podem ser lavados. Agora, lembre-se que eu mencionei que o silicone pode pesar seu cabelo? Bem, esses são os ruins, ou os não solúveis em água, como dimeticona, cetearilmeticona e amodimeticona, apenas para citar alguns. Eles não podem ser facilmente enxaguados, não importa o quanto você tente.

Quais são os tipos de silicones?

Existem dois tipos de silicones que são usados ​​em vários produtos e são eles:

  1. Solúvel em água .

    Como o nome sugere, estes são os que se dissolvem facilmente quando a água é introduzida na mistura. Estes podem ser removidos quando você usa um xampu suave ou apenas condicionador ao lavar a juba. Exemplos de silicones solúveis em água são copoliol de dimeticona, copoliol de laurilmeticona ou aqueles que têm PEG como prefixo.

  2. Não solúvel.

    Estes são os que você não pode remover tão rapidamente, o que pode danificar seus fios eventualmente. Isso pode ser evitado quando você lava os fios com xampu clareador. Embora esse tipo de silicone funcione bem para manter o calor afastado, eles podem secar a longo prazo.

Produtos de silicone

Quais ingredientes devo observar?

Na medida do possível, procure ingredientes que possam ser lavados para evitar que o cabelo fique pesado sempre que for usá-lo. Exemplos são dimeticona e dimeticonol, pois podem deixar seus fios gordurosos. Infelizmente, isso levará você a mais danos aos seus fios.

Como faço para encontrar os melhores produtos de cabelo de silicone?

Como você será capaz de encontrar o produto de cabelo de silicone certo para você? Assim como com qualquer produto que você compra, você deve fazer sua pesquisa primeiro. Não leia apenas o rótulo, mas dê uma olhada na lista de ingredientes. Tenha em mente que quanto mais alto o ingrediente estiver na lista, maior será sua porcentagem. Ajudaria se você soubesse que tipo de silicone é apropriado para o seu tipo de cabelo. Se você não é fã de usar nada com ingredientes sintéticos, procure aqueles que não possuem esse ingrediente.

Alternativas de silicone

Devo usar shampoo e condicionador sem silicone?

Isso depende principalmente de suas preferências quando se trata de seu xampu ou condicionador. Se você deseja que seu cabelo fique hidratado, obtenha alguma proteção contra o frizz ou se precisar de ajuda para tratar seus fios danificados, escolher produtos de limpeza capilar sem silicone não fornecerá os resultados que você procura. O que você precisa é de um produto que possa deixar seus fios macios e sedosos e adicionar brilho a eles, exatamente o que você obterá de produtos que vêm com ingredientes de silicone.

Se você estiver pronto para mudar para produtos que não contenham esse ingrediente, terá que se preparar, pois a textura da sua crina não será a mesma. Em vez de ter fios lisos, você acabará com um que parece limpo por completo.

Mas meu shampoo diz que não tem silicone.

Os rótulos podem ser enganosos. Mesmo quando diz que está livre desse ingrediente, se você não estiver familiarizado com os nomes que ele usa, é possível que você ainda não esteja livre dele. Qualquer ingrediente que você veja que tenha um cone no final da palavra é um tipo de silicone. Se estiver perto do topo da lista, significa que tem uma grande quantidade e deve ser evitado se você não quiser ser exposto a esse ingrediente sintético.

Recomendações de produtos sem silicone

Os silicones já receberam uma má reputação antes mesmo de se tornarem populares, mas isso não significa que sejam todos ruins. No entanto, se você preferir usar produtos sem silicone, existem vários para escolher. Estes são os que eu acho que vale a pena começar.

Condicionador Creme Antifrizz Reverie Milk

Reverie - Tratamento Nutritivo Leave-In Anti-Frizz Natural Milk $ 42,00 ($ 12,35 / Fl Oz) Reverie - Tratamento Nutritivo Leave-In Anti-Frizz Natural Milk Compre na Amazon Ganhamos uma comissão se você clicar neste link e fizer uma compra sem nenhum custo adicional para você.19/04/2022 12:35 GMT

Se você costuma se incomodar com o frizz, o condicionador leave-in Reverie Milk é uma solução que vale a pena considerar. Este condicionador sem silicone conta com ingredientes nutritivos derivados de amêndoas, coco e azeite, só para citar alguns. É uma fórmula leve que não só impede o frizz, mas também deixa o cabelo macio, brilhante e sedoso ao toque.

Este condicionador leave-in pode ser usado em todos os tipos de cabelo e vem com 16 óleos essenciais que deixam aquela fragrância duradoura em seus fios. Você não encontrará ingredientes nocivos, como ftalatos, silicones, parabenos e fragrâncias artificiais, apenas para citar alguns. Duas a quatro bombas serão suficientes para condicionar seus fios.

Prós:

  • Sem parabenos, silicones e ftalatos, ou quaisquer ingredientes nocivos.
  • Deixa o cabelo macio, sedoso e brilhante.
  • Impede a formação de frizz.

Contras:

  • Pode não ter as propriedades hidratantes que você procura.
  • O preço é muito alto para sua pequena garrafa.
  • Deixa o cabelo seco ao toque.

OGX Argan Oil of Morocco Hair Texturizing Sea Salt Spray

OGX Argan Oil of Morocco Hair Texturizing Sea Salt Spray $ 7,99 ($ ​​1,33 / Fl Oz) OGX Argan Oil of Morocco Hair Texturizing Sea Salt Spray Compre na Amazon Ganhamos uma comissão se você clicar neste link e fizer uma compra sem nenhum custo adicional para você.19/04/2022 12:36 GMT

Em vez de usar sprays de cabelo que contêm muito silicone, por que não experimentar este spray texturizante de sal marinho da OGX? Pelo nome do produto, você já pode imaginar estar na praia com seus cabelos ondulados sendo soprados por uma brisa suave. Mas com as condições à beira-mar fazendo seu cabelo parecer mole, este spray de sal marinho sem silicone pode ajudá-lo a manter as ondas de praia que você está usando sem secar ou pesar sua crina. Pense em ter aquele visual despenteado com seus cachos ainda muito proeminentes.

Este spray de sal marinho é adequado para quem tem o tipo de cabelo oleoso a médio. O sal adicionado à mistura é bem capaz de segurar o penteado sem deixar os fios ressecados ou quebradiços ao toque. Em vez de silicone e outros ingredientes agressivos, o que você obterá é a mistura perfeita de algas marinhas e óleo de argan marroquino que nutre seu cabelo da raiz às pontas. O que mais há para gostar sobre este produto? Bem, deixa aquele aroma cítrico fresco que torna sua juba bastante irresistível.

Prós:

  • Mantém o penteado por horas sem secar os fios.
  • Ideal para quem tem crina média a oleosa.
  • Consiga aquele visual de ondas de praia despenteado com algumas borrifadas deste produto.

Contras:

  • Pode fazer com que sua juba fique seca se não for usada com um condicionador.
  • Não segura seu penteado por muito tempo.
  • Deixa aquela sensação gordurosa nos fios após a aplicação.

Maui Moisture Curl Quench + Shampoo de óleo de coco

Maui Moisture Curl Quench + Óleo de Coco Definindo Cachos Antifrizz Shampoo $ 6,97 ($ 0,54 / Fl Oz) Maui Moisture Curl Quench + Óleo de Coco Definindo Cachos Antifrizz Shampoo Compre na Amazon Ganhamos uma comissão se você clicar neste link e fizer uma compra sem nenhum custo adicional para você.19/04/2022 01:01 GMT

Mostre aqueles lindos cachos com o hidratante Maui + shampoo de óleo de coco. Este shampoo sem silicone é feito para hidratar, suavizar e impedir que o frizz assuma suas madeixas encaracoladas. Usar este shampoo deixará seu cabelo macio ao toque com o brilho adicional e saltando para eles. Mesmo se você tiver cachos apertados, descobrirá que este produto pode penetrar facilmente no couro cabeludo até as raízes dos fios, onde fornece hidratação adequada para que seus cachos fiquem melhores do que nunca.

Você não precisa se preocupar com emaranhados ou frizz em seus cachos ao esbanjar com a umidade de Maui. Um de seus principais ingredientes é o aloe vera que é conhecido por definir os cachos. Acrescente a isso o restante dos ingredientes que são extrato de plumeria, extrato de mamão e leite de coco, e você sabe que terá um shampoo que enriquece e nutre significativamente seus fios. Você pode respirar aliviado sabendo que este produto não vem com ingredientes sintéticos como silicone, parabeno e ftalatos. Você realmente não precisa desses ingredientes sintéticos para dar aos seus cachos a nutrição que eles precisam.

Prós:

  • Hidrata, suaviza e previne a formação de frizz.
  • Melhora os cachos sem deixá-los secos e quebradiços ao toque.
  • Faz uso de ingredientes-chave como aloe vera, mamão e extrato de plumeria.

Contras:

  • Ele nutre o cabelo encaracolado, mas pode não remover completamente o frizz.
  • Pode ser muito pesado para quem tem uma espessura média em seus cachos.
  • O cheiro precisa melhorar.

Conclusão

O debate entre o uso de produtos à base de silicone ou sem silicone ainda está em andamento. Ambos têm seus méritos, então tudo se resume às suas preferências. O silicone pode ser sintético, mas contribui para manter nossos cabelos macios, macios e protegidos do calor das ferramentas de modelagem que usamos com frequência. Embora a desvantagem seja que seu cabelo ficará pesado, isso só acontece quando o produto que você está usando contém os silicones ruins que são aqueles que não são solúveis em água ou aqueles que não se dissolvem quando lavados. Se usar um produto que tenha esse ingrediente não te incomoda tanto, então escolha aqueles que têm o prefixo PEG, pois isso indicará que o silicone presente é seguro para seus fios.

Cuidar da sua crina com ou sem silicone, pois os diferentes tipos de cabelo têm necessidades específicas. Se você sentir que os produtos capilares que você está usando deixam sua crina pesada, use um xampu clareador, pois é possível que os silicones presentes estejam deixando seus resíduos. Um shampoo clareador é projetado para limpar o couro cabeludo de quaisquer impurezas que podem ajudar a tornar sua juba mais leve, mais elástica e mais suave também.

Outros produtos recomendados

Leah Williams

Leah Williams é a fundadora da Lucky Curl e tem estado na indústria do cuidado e estilo do cabelo nos últimos 15 anos. Desde então, ela desenvolveu uma experiência incrível e um profundo conhecimento de como tratar e modelar os tipos de cabelo mais difíceis e é apaixonada por compartilhar seu conhecimento com os leitores da Lucky Curl.

Artigos relacionados

Explorar mais →

Como Plopar o Cabelo – Em 7 Passos Simples

Seus cachos estão sem vida? Experimente plopping, uma técnica de secagem aprovada por garotas encaracoladas para ondas deliciosas. Lucky Curl explica o lançamento em 7 passos.

Como enrolar o cabelo com chapinha – Alcance todos os tipos de cachos

Lucky Curl fornece um guia passo a passo sobre como enrolar o cabelo com uma chapinha. Seja qual for o tipo de cacho que você procura, revelamos como isso pode ser feito facilmente.

Tudo o que você precisa saber sobre o alisamento de cabelo japonês

Lucky Curl explica o que é o alisamento de cabelo japonês, para quem é adequado e como funciona. Respondemos a todas as suas dúvidas sobre este tratamento.