Quantas vezes você deve lavar o cabelo? Respostas Lucky Curl.

Um dos passos mais importantes no cuidado do cabelo é lavar o cabelo. Isso permite que você limpe o óleo e a sujeira que se acumulam no uso normal do dia a dia.

Com isso em mente, Lucky Curl responde à pergunta comum sobre com que frequência você deve lavar o cabelo?

Conteúdo

Seu guia para lavar o cabelo

Como funciona o shampoo?

A maioria shampoos lavam o cabelo usando detergentes que são projetados especificamente para o trabalho. O que esses detergentes fazem é remover os óleos, sujeira, suor e resíduos dos produtos capilares que você está usando. Como o sebo que nosso couro cabeludo produz não pode ser removido apenas com água, você precisará lavar com o xampu certo. As moléculas de detergente funcionam como um surfactante que facilita a remoção do acúmulo de óleo. Essas moléculas se ligarão à sujeira e à oleosidade, de modo que, ao enxaguar o cabelo, elas também serão removidas.

O que está deixando seu cabelo sujo?

Nosso cabelo precisa ser lavado de tempos em tempos, mas o que exatamente está fazendo com que nossa juba fique suja?

Óleo

Nosso couro cabeludo produz sebo naturalmente. Mas há casos em que ocorre um excesso de produção de óleos. Entre eles estão pentear o cabelo várias vezes ao dia com uma escova suja, tocar nos fios com frequência ou usar o xampu errado para o seu tipo de cabelo. Infelizmente, muito óleo pode fazer seu cabelo parecer oleoso e liso. Acrescente a isso o fato de que às vezes passa dias sem limpar a crina e você deixa o couro cabeludo desidratado e precisando de uma hidratação tão necessária.

Suor

O suor também pode contribuir para que seu cabelo pareça sujo porque é uma mistura de água e sal. Quando você não lava o cabelo depois do treino, corre o risco de secar o cabelo, o que pode fazer com que o couro cabeludo e os fios fiquem com cheiro desagradável. Se você está vivendo um estilo de vida ativo, é melhor seguir uma boa rotina de cuidados com os cabelos.

Sujeira física ou pólen

Se você estiver passando algum tempo ao ar livre ou limpando seu espaço, o pólen e a sujeira provavelmente se prenderão ao seu cabelo. Misture-os com suor e óleos e você descobrirá que tem fios sujos que precisam ser lavados.

Produtos de estilo

Sim, os produtos de modelagem podem ser considerados culpados por fazer com que seu cabelo precise de uma boa lavagem. Isso é por causa dos ingredientes que eles contêm que podem deixar você com cabelos oleosos. Ceras, soros e cremes agem como emolientes que podem pesar sua crina e obstruir seus poros, levando à produção de mais sebo.

Quantas vezes você deve lavar o cabelo?

A frequência com que você deve lavar sua juba dependerá principalmente do tipo de cabelo que você tem. Nem todo mundo tem o mesmo tipo de cabelo, portanto, existem produtos específicos usados ​​para um tipo de cabelo específico. É melhor que você consiga identificar que tipo de cabelo você tem para saber com que frequência precisa lavá-lo. Só para você ter uma ideia, aqui está o que os especialistas estão dizendo sobre cuidados com os cabelos.

Cabelos finos: todos os dias

Se você tem cabelos finos ou oleosos, os especialistas recomendam que você lave os fios em dias alternados. Isso ocorre porque os óleos que seu couro cabeludo produz tendem a chegar rapidamente às pontas, dando-lhes aquele aspecto gorduroso. Mesmo aqueles com cabelos lisos são mais propensos a ter cabelos oleosos, portanto, eles precisam de uma limpeza adequada. Você pode usar um xampu anticaspa se não quiser lavar o cabelo com frequência, pois a fórmula ajudará a diminuir a quantidade de sebo produzida pelo couro cabeludo.

Shampoos perfeitos para cabelos finos

    Shampoo Davines Volu. Shampoo Maple Holistics Argan Oil. O shampoo Maple Holistics Argan Oil foi desenvolvido para trazer de volta os óleos naturais ao seu cabelo e couro cabeludo para rejuvenescer e fortalecer seus fios. É um shampoo sem sulfato que contém um conjunto holístico de óleos, como abacate, argan, amêndoa, jojoba e caroço de pêssego, apenas para citar alguns. Isso funciona perfeitamente se você tiver cabelos secos ou danificados, pois os óleos nutrirão os fios danificados até que fiquem fortes e saudáveis ​​novamente. Shampoo Hidratante Pureology Hydrate.

Cabelo texturizado: uma vez por semana

Cabelos texturizados ou cacheados precisam ser lavados uma vez por semana. Isso ocorre porque os óleos provenientes do couro cabeludo levarão algum tempo antes de atingir as pontas da juba. É por isso que aqueles com cabelos texturizados não precisam se preocupar com a juba oleosa, ao contrário daqueles cujos cabelos são super finos. Embora tecnicamente você não precise molhar o cabelo todos os dias, você não deve passar de uma semana sem fazer uma boa limpeza na sua crina. Isso ocorre porque seu couro cabeludo produzirá mais sebo, o que pode deixar seus fios um pouco gordurosos.

Shampoos perfeitos para cabelos texturizados

    Shampoo Mizani True Textures Moisture Replenish. Shampoo Shea Moisture Coconut & Hibiscus Curl & Shine.
    SheaMoisture Curl and Shine Coconut Shampoo para cabelos cacheados $ 8,69 ($ 0,67 / Fl Oz) SheaMoisture Curl and Shine Coconut Shampoo para cabelos cacheados Compre na Amazon Compre na Sally Beauty Ganhamos uma comissão se você clicar neste link e fizer uma compra sem nenhum custo adicional para você.20/04/2022 01:02 GMT
    Esta fórmula sem sulfato ajuda a manter seu cabelo texturizado macio e gerenciável. A manteiga de karité ajuda a suavizar os fios de cabelo, enquanto o óleo de neem é o responsável por manter o frizz sob controle. O óleo de coco, por outro lado, pode proteger sua juba dos raios UV, poeira, sujeira e poluentes. Banho de Cabelo Creme Hidratante Innersense. Se preferir usar um produto capilar que contenha ingredientes orgânicos, experimente o Innersense. É um produto capilar suave e sem sulfatos que utiliza o óleo de tamanu para hidratar, fortalecer e regenerar os fios. Não contém produtos químicos agressivos, como parabenos e sulfatos.

Alguém deve xampu diariamente?

Especialistas em cabelo concordam que quem precisa lavar a crina todos os dias é quem segue um estilo de vida ativo, vive em países úmidos e quem tem fios super finos. Mesmo aqueles que têm couro cabeludo oleoso podem se beneficiar da lavagem diária do cabelo para regular a produção de sebo.

O que acontece se você:

Lavar menos o cabelo

Então, você decidiu que vai pular a lavagem do cabelo porque não quer acabar com um couro cabeludo muito oleoso ou está ocupado demais para tomar banho a cada poucos dias. Sim, o xampu a seco é seu melhor amigo, mas usá-lo demais pode ter um efeito negativo nos fios. O mesmo vale se você pular a limpeza da juba completamente. A lavagem do cabelo é necessária para se livrar da gosma e do excesso de oleosidade, mas se você estiver lavando pouco, pode esperar o seguinte:

  • A sujeira começará a se acumular no couro cabeludo.
  • Evite que o cabelo cresça normalmente, pois o couro cabeludo é prejudicado pelos resíduos de seus produtos de modelagem, suor, óleo e sujeira.
  • O cabelo pode ficar danificado porque não está recebendo nutrientes.
  • Sua juba cheirará mal, especialmente se você for um indivíduo ativo.

Lavar o cabelo em excesso

Que tal lavar demais o cabelo? Bem, o problema usual de lavar o cabelo cinco vezes por semana ou todos os dias pode realmente fazer mais mal do que bem aos seus fios. Isso ocorre porque você está removendo os óleos naturais que os cobrem, deixando-os secos e propensos à quebra. Quando seu couro cabeludo ficar seco, você estará lidando com caspa e coceira também. Outros efeitos colaterais incluirão:

  • Microbioma desequilibrado no couro cabeludo
  • Fungos e outras bactérias vão prosperar
  • Causa inflamação e acne no couro cabeludo
  • Fios opacos e flácidos
  • Problemas no couro cabeludo podem ocorrer

Pensamentos finais

Com que frequência devo lavar minha juba? Quem teria pensado que isso geraria um grande buzz! Eu não estava realmente ciente de que existe uma frequência específica para cada tipo de cabelo e que havia efeitos colaterais na lavagem insuficiente e até mesmo na lavagem excessiva da juba. Acrescente a isso o fato de que existem diferentes tipos de xampus, condicionadores e produtos de limpeza por aí que podem desempenhar um papel importante no cuidado do meu cabelo. Sim, shampoos secos estão incluídos na minha rotina de cuidados com os cabelos, mas pensar que estou cuidando da minha juba da maneira errada é surpreendente.

Agora que eu entendo o quão benéfico é lavar o cabelo com shampoo e quantas vezes isso precisa ser feito em uma semana me ajudou a ter uma juba mais bonita. Acho que vale a pena ter mais cuidado com os produtos que você está usando no cabelo, bem como a frequência com que você o limpa. Espero que você possa usar isso como um guia para determinar qual método de lavagem funcionará para sua própria crina, para que você possa cuidar da sua a longo prazo.

Outros produtos recomendados

Leah Williams

Leah Williams é a fundadora da Lucky Curl e tem estado na indústria do cuidado e estilo do cabelo nos últimos 15 anos. Desde então, ela desenvolveu uma experiência incrível e um profundo conhecimento de como tratar e modelar os tipos de cabelo mais difíceis e é apaixonada por compartilhar seu conhecimento com os leitores da Lucky Curl.

Artigos relacionados

Explorar mais →

Óleo de coco para o crescimento do cabelo - funciona e como usá-lo

O óleo de coco faz o cabelo crescer mais? Lucky Curl responde a isso e a outras perguntas frequentes sobre o óleo de coco neste guia.

Melhores produtos de cabelo para corte de duende e dicas para estilizar cabelos curtos

Um dos cortes de cabelo mais ousados ​​para as mulheres, um corte de duende requer um pouco de trabalho de estilo. Listamos os principais produtos e ferramentas para ajudar a modelar esse corte de cabelo nervoso.

O silicone é ruim para o cabelo? Principais perguntas sobre silicone e cuidados com os cabelos respondidas.

O silicone é usado em uma variedade de produtos como xampus, séruns e tratamentos, mas faz mal para o cabelo?