Como funciona o spray protetor térmico?

Os protetores de calor demonstraram funcionar na redução dos danos que as ferramentas de modelagem de calor infligem ao cabelo. Funciona como um escudo que protege o cabelo do contato direto com placas quentes.

Os protetores térmicos contêm outros ingredientes que nutrem e hidratam o cabelo por dentro, o que reduz o frizz e o ressecamento.

Trabalhei com clientes que estavam perto de danificar irreparavelmente o cabelo por não fazer a preparação certa e, sim, por não usar um protetor térmico. Embora os danos ao cabelo sejam tratáveis, é mais importante evitá-los. É por isso que os protetores de calor são uma parte vital de uma rotina de estilo.

Neste artigo, abordarei os benefícios de usar um protetor térmico e responderei à pergunta comum: como funciona o spray protetor térmico?

Mostrarei como escolher e usar um protetor térmico, além de outras coisas que você pode fazer para proteger seu cabelo.

Conteúdo

Como funciona o spray protetor de calor?

Um spray de proteção térmica, quando aplicado, forma uma fina barreira entre as ferramentas de modelagem de calor e o cabelo. Este filme diminui a taxa de absorção de calor . Como resultado, o calor é difundido de forma mais uniforme.

O revestimento também ajuda a selar a umidade. Alguns protetores podem até conter ingredientes condicionantes, como aminoácidos, óleos e umectantes. Isso torna o cabelo mais escorregadio, o que ajuda a desembaraçar.

Existem óleos que não são tão gordurosos ou pesados ​​no cabelo. Estes incluem óleo de semente de uva, argan ou abacate. Tente estes se você tiver cabelos finos ou finos.

Além disso, esses sprays protetores de calor de dupla finalidade previnem e tratam a perda de umidade, da mesma forma que um condicionador de lavagem ou leave-in faz.

Embora os sprays protetores de calor cumpram esse propósito, eles não funcionam tão efetivamente quanto cremes e soros.

Alguns sprays de proteção térmica contêm filtros que protegem os cabelos dos raios UV, servindo como protetor solar para afastar outras fontes de calor.

Tudo o que você precisa saber sobre protetores térmicos

Os protetores térmicos funcionam?

Os protetores de calor provaram funcionar em estudos independentes. Esses estudos cobriram os seguintes ingredientes:

  • Copolímero de acrilatos de PVP/DMAPA
  • Quaternium 70
  • Proteína de trigo hidrolisada
  • Silicones

Devido à composição dos materiais, eles servem como uma barreira eficaz entre a superfície do cabelo e a fonte de calor.

No entanto, ingredientes eficazes não estão limitados aos mencionados acima. Existem outros materiais que possuem as mesmas propriedades, mas necessitam de mais estudos para comprovar sua eficácia. Mais à frente, vou ajudá-lo a escolher o spray protetor térmico certo para o seu cabelo e analisar sua lista de ingredientes.

Por que você precisa de um protetor térmico?

Mesmo se você usar um spray protetor de calor regularmente, talvez não saiba exatamente por que precisa dele. Muitos artigos pregam como isso é obrigatório, mas para que você tenha uma compreensão profunda disso, você precisa saber como o estilo de calor afeta seu cabelo.

A exposição prolongada ao sol causa estragos no cabelo por causa dos raios UVA e UVB, mas imagine o que o calor direto pode fazer, como os que vêm das placas de sua chapinha.

Se a fonte de calor está perto ou longe, uma alta temperatura altera a cutícula do cabelo. O calor resseca os fios. A estrutura do seu cabelo é alterada, e é assim que a chapinha ou chapinha muda o padrão do seu cabelo. Uma vez que as ligações são quebradas, o cabelo fica mais maleável e assume uma nova forma.

No entanto, estes têm efeitos negativos. Além do ressecamento, o calor pode alterar o pigmento do cabelo. Isso resulta em desbotamento da cor e bronzeado.

Em um nível mais fino, o estilo de calor causa rupturas ou rachaduras na cutícula do cabelo, que sela a umidade, fortalece e protege o cabelo. Sua cutícula quando colocada sob um microscópio consiste em escamas embaladas em camadas. Estes são feitos de células mortas da pele e as escamas parecem telhas. Esta é a jaqueta que armazena o tecido vivo do cabelo. Uma vez que isso racha, seu cabelo fica vulnerável a elementos externos.

Uma vez que a cutícula racha, a umidade armazenada escapa. As ligações de queratina são enfraquecidas. O cabelo fica seco e crespo. Não é possível que o cabelo se cure completamente desse dano e você precisa esperar até que ele cresça.

Este dano é causado pela aplicação direta de calor 266 °F. Os especialistas estão divididos sobre a temperatura exata, mas essencialmente, quanto mais alto você for, mais profundo será o dano que você causará.

Como escolher o melhor protetor térmico

Confuso sobre qual spray ou creme de proteção contra o calor comprar? Aqui estão as coisas mais importantes a serem consideradas.

Tipo de cabelo

Use uma fórmula de proteção capilar adequada ao seu tipo de cabelo. Um protetor de calor vem em spray, creme, soro e tipos de enxágue.

Se você tem cabelos finos, procure um spray protetor de calor. As fórmulas mais cremosas são muito pesadas para as suas madeixas e vão dar-lhe um aspecto gorduroso, em vez de condicionar o seu cabelo.

Se o seu cabelo for normal a grosso, você tem uma grande variedade de protetores térmicos para escolher. Cerca de 5 a 6 pulverizações devem ser suficientes para a sua crina.

Pode ser tentador usar um produto de proteção contra o calor, mas neste caso, muito de uma coisa boa é ruim. Colocar mais protetor térmico não multiplicará seus benefícios. Use a quantidade certa, a menos que você queira um visual molhado.

Ingredientes

Além dos ingredientes ativos comprovados, você deve procurar um spray ou creme de proteção contra o calor com ingredientes de apoio para nutrição e aumento da umidade. Estes incluem ácidos graxos, vitaminas, silicones, proteína de trigo hidrolisada, Quaternary 70 e copolímero de acrilatos PVP/DMAPA.

Se você tem cabelos oleosos, evite protetores de calor com silicone, que só causam acúmulo e oleosidade.

Como usar um protetor térmico corretamente

Até agora, espero ter convencido você a usar um spray ou produto de proteção térmica em seu regimento de modelagem. Mas como você usa um protetor térmico corretamente, você pode perguntar. Estes são os passos a seguir antes de usar um alisador ou chapinha.

Primeiro, escolha uma ferramenta de alta qualidade, de preferência com controles de calor variáveis. Escolha o material certo para o seu tipo de cabelo. Ferros e modeladores de má qualidade agravam os danos porque não distribuem o calor de maneira uniforme e podem até queimar o cabelo.

Se você estiver secando o cabelo com secador, pode usar um protetor térmico nos cabelos úmidos de antemão. O cabelo molhado absorve melhor o produto.

Se estiver alisando, aplique no cabelo seco. Alternativamente, você pode usá-lo nos cabelos úmidos e esperar secar.

Faça o que fizer, mantenha seu cabelo longe de pratos quentes quando estiver molhado. O cabelo fica muito frágil quando está molhado, então seja gentil e paciente.

Para distribuir uniformemente o protetor térmico, divida o cabelo em mechas. Aplique o produto em cada seção uniformemente. Em seguida, passe um pente pela crina para garantir que os fios estejam revestidos.

Outras maneiras de proteger o cabelo de danos e promover a saúde do cabelo

  1. Pare de modelar com calor quando vir sinais de danos.
    Os sinais de danos incluem pontas duplas e quebra. Se suas madeixas parecem secas ou muito secas, quase como palha, é recomendável parar de usar chapinhas e babyliss até que ela se recupere.
  2. Limite o uso de chapinhas e babyliss.
    Mesmo que seu cabelo não esteja mostrando sinais claros de danos, você ainda deve minimizar o estilo de calor para preservar a força e a elasticidade. Você não deve endireitar ou enrolar mais de duas vezes por semana. Isso é ainda mais importante se você tiver cabelos coloridos ou quimicamente tratados, que já podem estar secos para começar.
  3. Tenha uma rotina sólida de cuidados com os cabelos.
    Passe o condicionador e a máscara capilar no cabelo pelo menos uma vez por semana. Seu cabelo está com sede e precisa de toda a umidade possível.
  4. Alise e enrole o cabelo corretamente.
    Siga a configuração de calor recomendada para o seu tipo de cabelo. Ele precisa estar em uma temperatura suave, mas eficaz. O objetivo é minimizar a exposição ao calor. Quanto menos passes, melhor. Vá baixo e devagar, para começar. Começar a uma temperatura alta imediatamente em um esforço para tornar o estilo mais rápido pode sair pela culatra.
  5. Visite o seu cabeleireiro.
    Se tudo mais falhar e o dano tiver tomado conta completamente da sua juba, faça um corte. Você pode pedir ao seu estilista para cortar as pontas ou fazer um corte de cabelo drástico e começar de novo.

Embrulhar

Um protetor de calor é um produto vital se você usar chapinhas e modeladores. Eles protegem os fios do calor direto.

No entanto, eles apenas reduzem os danos ao cabelo. Eles não podem impedir. Estilizar com moderação é a melhor maneira de evitar destruir seus cadeados.

Lembre-se de tomar precauções extras ao modelar com calor e recuar quando vir sinais de danos.

Para guias de compra e outras dicas importantes, confira nossos outros artigos.

Outros produtos recomendados

Leah Williams

Leah Williams é a fundadora da Lucky Curl e tem estado na indústria do cuidado e estilo do cabelo nos últimos 15 anos. Desde então, ela desenvolveu uma experiência incrível e um profundo conhecimento de como tratar e modelar os tipos de cabelo mais difíceis e é apaixonada por compartilhar seu conhecimento com os leitores da Lucky Curl.

Artigos relacionados

Explorar mais →

Como enrolar o cabelo com chapinha – Alcance todos os tipos de cachos

Lucky Curl fornece um guia passo a passo sobre como enrolar o cabelo com uma chapinha. Seja qual for o tipo de cacho que você procura, revelamos como isso pode ser feito facilmente.

Curling Wand vs Curling Iron – Qual é a diferença?

Lucky Curl explica as diferenças entre um modelador de cachos e um modelador de cachos. Além disso, os benefícios de cada um, como usá-los e qual é o certo para você.

Quantas vezes você deve condicionar seu cabelo? Respostas Lucky Curl.

Já se perguntou com que frequência você deve condicionar seu cabelo? Lucky Curl responde - além de muitas outras perguntas relacionadas ao condicionador.