Como usar um ferro liso. Guia passo a passo e melhores dicas

Quer saber como criar fechaduras perfeitamente elegantes, retas e elegantes em casa? Cobrimos passo a passo como usar um alisador de cabelo.

Tendo usado um alisador de cabelo por muitos anos, aperfeiçoei a arte de criar estilos elegantes e retos. Para quem deseja obter cabelos lisos em casa, usar uma chapinha nem sempre é intuitivo. Com isso em mente, explico os passos simples para você conseguir uma juba reta como a de um salão de beleza. Você pode se surpreender ao saber que, ao ler este guia, você está perdendo alguns passos importantes para modelar sua juba com uma chapinha

Abaixo, também incluí um guia de compra útil para aqueles que estão no mercado para uma ótima chapinha. Abrange o que procurar ao comprar um alisador de cabelo - tamanho, material e, mais importante, os recursos que eles têm.

Neste guia, você aprenderá o seguinte:

  1. O que procurar em um bom alisador de cabelo
  2. Como usar uma chapinha – passo a passo
  3. Dicas e truques de alisamento de cabelo

As informações que você encontrará aqui são baseadas em experiência e pesquisa, pois queremos que você tenha todos os detalhes necessários em sua jornada de uso de chapinhas para o seu cabelo. Afinal, há aqueles que estão apenas começando a usar uma chapinha que também precisa de um pouco de orientação. Então, o que estamos esperando? Vamos começar!

Conteúdo

O que procurar em um bom alisador de cabelo

Material

A maioria das chapinhas que você encontrará são feitas de cerâmica, turmalina e titânio. Existem alguns que combinam um ou todos esses materiais e outros durante a fabricação para fazer com que as placas entreguem os melhores resultados. Mas para tomar a melhor decisão, você precisa saber o valor de cada material para o seu cabelo. Cada um tem sua própria característica chave que os torna apropriados para certos tipos de cabelo. Aqui está o que você precisa saber:

Cerâmica

Além de ser resistente à corrosão, possui uma condutividade térmica menor em relação ao metal. Procure um que tenha as placas cobertas com várias camadas de cerâmica, pois isso ajudará a evitar que seus fios de cabelo fiquem presos, queimados e até quebrados quando você os aquecer com as placas. Este é um dos melhores materiais para usar em diferentes tipos de cabelo, pois gera calor de maneira uniforme para não queimar os fios. Não há pontos quentes para se preocupar onde sua juba recebe mais calor em comparação com a outra. Dito isto, se você está procurando uma chapinha versátil, então esta é altamente recomendada.

Titânio

Uma chapinha de titânio também funciona para a maioria dos tipos de cabelo e também pode aquecer facilmente as placas. De fato, levará apenas cerca de 30 segundos para que as placas atinjam a temperatura mais alta, o que reduz consideravelmente o tempo de espera. Embora isso funcione bem para quem está com pressa pela manhã, isso pode ser um pouco complicado para quem tem cabelos frágeis, pois se você comparar a mesma temperatura em um alisador de titânio e um feito de cerâmica, obterá mais calor do o antigo. Embora se diga que o titânio pode ser usado em todos os tipos de cabelo, você ainda precisa ter cuidado quando tem crina fina ou seca, pois o calor alto pode danificar seus fios. Se você tem cabelos longos e grossos, esta é uma boa opção para você. O mesmo acontece quando você tem cabelos cacheados. Você pode optar por chapinhas banhadas a ouro ou feitas de titânio para ajudar a alisar suas madeixas encaracoladas.

Turmalina

Os ferros lisos com placas feitas de turmalina são um pouco os mesmos que os cerâmicos com sua densidade, além de terem uma superfície fina. A diferença está nas placas gerando mais íons negativos que são realmente úteis para quem tem fios danificados ou não naturais. Obter uma ferramenta de alisamento feita de turmalina e cerâmica ajuda consideravelmente o seu cabelo porque usa o melhor desses dois materiais em um.

Tamanho da placa

Você também deve levar em consideração o tamanho das placas quando quiser usar uma chapinha para sua crina. O menor do mercado é 1/2″ que funciona perfeitamente para quem tem cabelo curto. O tamanho da placa de 1 ″ é adequado para todos os tipos de cabelo, pois tem a largura certa para prender cada seção de sua juba. Por ser considerado o tamanho médio, tornou-se uma opção versátil para diferentes tipos de cabelo. As placas de 1″ são mais indicadas para quem tem cabelos normais a um pouco ondulados e de comprimento médio. Isso facilita para você alisar ou até mesmo criar ondas soltas com ele de maneira precisa.

Depois, há as placas de 1,5″ que são recomendadas para quem tem cabelos longos e grossos ou se deseja acelerar o processo de modelagem. Como as placas são mais largas, ele poderá fechar mais fios de cabelo para que você não precise passar muito tempo passando a crina. Outra vantagem de escolher este tamanho é que a largura dá uma boa aderência ao seu cabelo, reduzindo assim o tempo necessário para alcançar os resultados desejados.

Tecnologia e recursos

Você também deve olhar mais de perto a tecnologia e os recursos que um produto de alisamento tem a oferecer, como:

  • Tecnologia avançada
  • Desligamento automático
  • Distribuição uniforme de calor
  • Controle de temperatura
  • Visor LCD ou LED
  • Cabo longo
  • Voltagem dupla

Seu kit de ferramentas de alisamento: o que você precisa antes de endireitar

  • Um bom alisador — Certifique-se de escolher um bom alisador apropriado para o tipo de cabelo que você tem.
  • Um secador de cabelo – Você pode precisar usar um secador de cabelo se tiver fios molhados ou úmidos e a chapinha que estiver usando não for projetada para alisar cabelos úmidos ou molhados.
  • Pente de Dente – Se você tem cabelos finos, usar um pente de dente pode ajudá-lo a seccionar o cabelo antes de alisá-lo.
  • Clipes Grandes —Cortar o cabelo pode ajudá-lo a separá-lo melhor.
  • Spray de proteção térmica — A aplicação de spray de proteção nos fios pode adicionar uma camada de proteção contra o calor das placas.
  • Uma escova ou escova de alisamento de cabelo – Isso pode ajudar a modelar seus fios quando você alisa o cabelo.

Como usar uma chapinha – guia passo a passo

Etapa 1. Prepare o cabelo

1. Lave os cabelos com shampoo e condicionador alisantes

A primeira coisa que você precisa fazer antes de alisar o cabelo é lavá-lo primeiro com xampu e condicionador para remover as impurezas e também reduzir os emaranhados.

2. Cabelo seco com toalha.

  • Retire o excesso de água do cabelo, pois a água e a alta temperatura podem prejudicar os fios.
  • Nunca alise diretamente no cabelo molhado! Expor seus fios molhados a altas temperaturas pode afetá-los negativamente.
  • Se você ouvir um chiado ou ver vapor ao alisar, o cabelo não está bem seco. Existem algumas chapinhas que podem funcionar em fios úmidos, mas isso deve estar pelo menos 90% seco o máximo possível para minimizar os danos ao cabelo.

3. Aplique um spray de proteção térmica

  • Especialmente se você tiver cabelos coloridos ou secos, aplicar um spray protetor pode minimizar os danos.
  • Comece aplicando nas pontas e vá até a raiz. Pulverize o protetor térmico a uma polegada de distância de sua juba. Certifique-se de cobrir cada seção de sua crina com este produto, pois ajuda a minimizar os danos que seus fios sofrem por causa do calor.

4. Penteie o cabelo com um pente de dentes largos

Isso pode ajudar a remover os emaranhados da sua crina, o que pode evitar que os fios fiquem presos ao passá-los.

5. Seque o cabelo com um secador de cabelo

  • Até que esteja 80% seco. Lembre-se, não use a chapinha no cabelo molhado, pois isso afetará a condição de suas madeixas.

Etapa 2. Separe o cabelo

Divida o cabelo em mechas

  • Comece pela seção inferior do cabelo
  • Pegue os polegares e junte o cabelo logo acima da orelha
  • Prenda a parte superior para cima

Você pode dividir a seção inferior do seu cabelo ainda mais para garantir que você tenha todos eles alisados ​​uniformemente.

Passo 3. Alise o cabelo

Dependendo do comprimento do cabelo e da espessura do cabelo, pode levar de 15 a 20 minutos para alisar.

1. Defina a temperatura do ferro

  • Isso pode depender do comprimento e textura do cabelo.
  • Aqueles com cabelos longos, grossos ou encaracolados podem optar por altas temperaturas.
  • Aqueles com cabelos extremamente finos, finos ou danificados devem considerar temperaturas ainda mais baixas
  • Alguns alisadores podem ir até 450 graus. Essa configuração pode ser muito extrema para a maioria dos tipos de cabelo e foi projetada para uso em salão.
  • Uma temperatura de alisamento segura é de 300 a 350 graus.

2. Comece a uma polegada da raiz e puxe o ferro para baixo até as pontas, mantendo o cabelo bem esticado. Cuidado para não se queimar!

  • Alise o cabelo em pequenas seções.Dica: quanto menor a seção, mais fácil é alisar. Quanto maior a seção de cabelo, mais vezes você precisará passar por essa seção Dica: não segure o alisador em um ponto por muito tempo. Isso criará torções ou amassados ​​no cabelo.

3. Repita o processo, continuando o alisamento em pequenas seções

4. Ao trabalhar com a parte de trás do cabelo, pegue a mecha de cabelo perto do couro cabeludo e puxe o ferro para cima na vertical para garantir que não haja dobras perto da raiz.

Para criar volume na parte de trás do cabelo, cruze uma pequena mecha de cabelo sobre o lado oposto da cabeça para alisar

Etapa 4. Acabamento

1. Pegue uma quantidade de óleo capilar do tamanho de uma moeda de dez centavos – aqueça o produto em suas mãos

  • Trabalhe no cabelo começando de baixo
  • Evite aplicar na raiz, pois pode deixar o cabelo oleoso

2. Laca leve

Agora que você sabe como alisar o cabelo da maneira certa, você deve aprender uma ou duas coisas sobre as melhores dicas e truques para obter os melhores resultados para sua juba.

Dicas e truques de alisamento de cabelo

  1. Para iniciantes – use uma luva enquanto você se acostuma com a ferramenta quente. Você pode comprar uma chapinha que vem com uma luva protetora de calor para não queimar os dedos.
  2. Trabalhe em seções. Isso torna mais fácil para você endireitar toda a sua juba corretamente.
  3. Ao alisar o cabelo, comece pelas costas e trabalhe para a frente.
  4. Quanto mais devagar você for com o ferro, melhores serão os resultados. Isso é para garantir que cada seção de sua juba receba a quantidade certa de calor para resolver quaisquer dobras ou ondas presentes.

Embrulhar

Alisar o cabelo com uma chapinha pode parecer fácil para muitos, mas há espaço para erros, especialmente para aqueles que estão apenas começando com essa ferramenta de estilo quente. Há mais em usar uma chapinha do que aparenta. Existem fatores a serem observados, como materiais, tamanho da placa, temperatura e até mesmo seu tipo de cabelo. Dito isso, esperamos que o guia mencionado acima possa ajudá-lo a alisar o cabelo, independentemente de ser fino, grosso ou grosso.

Outros produtos recomendados

Leah Williams

Leah Williams é a fundadora da Lucky Curl e tem estado na indústria do cuidado e estilo do cabelo nos últimos 15 anos. Desde então, ela desenvolveu uma experiência incrível e um profundo conhecimento de como tratar e modelar os tipos de cabelo mais difíceis e é apaixonada por compartilhar seu conhecimento com os leitores da Lucky Curl.

Artigos relacionados

Explorar mais →

Alisador de cabelo PYT – 5 chapinhas com melhor classificação revisadas

Neste guia, descrevemos as 5 melhores revisões de alisadores de cabelo PYT. Dicas sobre como usar a chapinha e recursos para procurar em uma ótima chapinha.

FHI Flat Iron - Revisão do Modelador Pro da Plataforma de Calor

Lucky Curl analisa o Styler Ceramic Pro da FHI Brands Heat Platform Turmaline Ceramic Pro. Cobrimos os principais recursos e benefícios do produto.

Alisador de cabelo Rusk – 3 ferros lisos mais vendidos revisados

Lucky Curl analisa 3 pranchas de ferro de alta qualidade da marca Rusk. Cobrimos o que procurar ao comprar uma chapinha e as melhores características das chapinhas Rusk.