Óleo de coco para o crescimento do cabelo - funciona e como usá-lo

O óleo de coco faz o cabelo crescer mais rápido e previne a queda?

Embora o óleo de coco tenha uma série de benefícios que podem levar ao crescimento de mechas saudáveis ​​e deliciosas, não foi comprovado que ajuda diretamente seu cabelo a crescer mais rápido. O óleo de coco pode ajudar a melhorar a saúde do cabelo e tratar outros problemas, mas as alegações de crescimento do cabelo são infundadas, a partir de agora.

Passei mais de uma década penteando o cabelo de outras pessoas e estou sempre procurando expandir meus conhecimentos sobre cuidados com os cabelos. Estou ciente da importância de prevenir danos e cuidar do cabelo por dentro e por fora.

Aprendi isso da maneira mais difícil quando passei por uma fase difícil de overstyling na minha juventude. Desde então, a prevenção de danos tem sido minha prioridade. Estou sempre interessado em encontrar maneiras de deixar o cabelo mais saudável.

Neste artigo, discutirei os benefícios do óleo de coco para o cabelo e as diferentes maneiras de usá-lo. Você também aprenderá os tipos de cabelo que mais podem se beneficiar do óleo de coco e alguns cuidados ao usá-lo.

Continue lendo para saber mais sobre como usar óleo de coco no cabelo.

Conteúdo

O óleo de coco faz o cabelo crescer mais rápido?

O óleo de coco é adorado por blogueiros e youtubers que afirmam que ele faz maravilhas para o crescimento do cabelo. Existem várias anedotas com fotos de antes e depois para respaldar suas alegações.

No entanto, não há estudos que comprovem que ajuda no crescimento mais rápido dos fios. Quando aplicado topicamente, por si só não pode estar ligado ao crescimento do cabelo .

Também não há evidências de que possa impedir a queda de cabelo, especificamente a calvície masculina causada por DHT. Existem outros tratamentos cientificamente comprovados para cabelos finos que você pode verificar ou discutir com seu médico.

Dito isto, o óleo de coco tem várias vantagens. Ao promover um cabelo e couro cabeludo saudáveis, pode estimular o crescimento e tratar as causas de quebra e queda de cabelo.

Quais são os benefícios de usar óleo de coco no cabelo?

Estas são algumas das coisas que o óleo de coco pode fazer pela sua juba.

O óleo de coco é um condicionador natural.

Você pode notar que os fabricantes produzem vários produtos de óleo de coco, incluindo máscaras capilares, xampus e condicionadores. É rico em ácidos graxos essenciais e fornece muita umidade aos fios. Se sua juba estiver ressecada, experimente uma máscara de óleo de coco uma vez por semana.

Possui propriedades antimicrobianas.

Óleo de côco reduz o nível de fermento que se acumula no couro cabeludo e leva à caspa e outras infecções fúngicas. Esta gosma do couro cabeludo bloqueia o crescimento de madeixas saudáveis. No entanto, se você está lidando com flocos crônicos, um xampu anticaspa é sua melhor aposta.

Fortalece os fios.

Mechas quebradiças e fracas são propensas a quebra e pontas duplas. O óleo de coco evita isso porque é rico em ácido láurico, um tipo de ácido graxo que retarda a perda de cabelo e protege as raízes. Está provado reduzir a perda de proteína do cabelo melhor do que óleo de girassol e óleo mineral quando usado antes e depois de lavar os fios. Isso porque penetra facilmente na haste do cabelo e condiciona em um nível mais profundo.

Observe que isso ajuda na perda de proteína do cabelo, não na perda de cabelo.

Reduz a inflamação e acalma a irritação

O óleo de coco é um anti-inflamatório e você pode tomá-lo por via oral se sofre de inflamação crônica. Esta é uma abordagem de dentro para fora que visa a causa raiz da perda de cabelo.

Como o óleo de coco é rico em gorduras, ele acalma a irritação selando a umidade. A coceira contínua pode afetar a saúde do couro cabeludo, portanto, livrar-se dos flocos e da caspa é uma maneira de diminuir isso.

Limpa e remove o acúmulo de óleo no couro cabeludo

O óleo de coco limpa profundamente o couro cabeludo, limpando-o do excesso de sebo que causa o bloqueio dos folículos capilares, afetando assim o crescimento do cabelo.

Desembaraça os nós e aumenta o brilho

O óleo de coco é ótimo para mechas finas que ficam emaranhadas facilmente. Dá às madeixas sem brilho um brilho saudável e reduz o frizz causado por pontas duplas ou umidade. Os fios lisos parecem mais saudáveis.

Pode proteger seu cabelo do calor e de outras causas de danos

O óleo de coco é espesso e emoliente. Protege contra estressores como raios UV, água salgada, cloro, ferramentas de modelagem de calor, produtos para o cabelo e fricção causada pela escovação e penteado.

O óleo de coco bloqueia a umidade para que não vaze quando os fios são expostos aos elementos. Você pode usá-lo como um tratamento leave-in, especialmente no verão. O calor abre a cutícula o que promove uma melhor absorção do óleo.

Para resumir, o óleo de coco ainda não foi comprovado para prevenir ou tratar a queda de cabelo, então as alegações não são verdadeiras ou falsas. No entanto, o óleo de coco pode ser benéfico para a juba de outras maneiras e é completamente seguro de usar.

Qualquer pessoa pode usar óleo de coco no cabelo?

Todas as texturas de cabelo podem se beneficiar do óleo de coco. É melhor para mechas finas ou macias, bem como fios médios a grossos. Evite usar óleo de coco regularmente se tiver madeixas secas, ásperas ou propensas a quebrar. Pode adicionar proteína extra que sobrecarregará esses tipos de cabelo.

Por fim, é melhor usar o óleo de coco nas madeixas secas e à noite, para que o óleo possa penetrar durante a noite.

Como aplico o óleo de coco no cabelo?

Existem várias maneiras de usar o óleo de coco para melhorar a saúde do cabelo, dependendo da sua preferência.

Tratamento de condicionamento profundo

Uma das maneiras mais comuns de usar é usá-lo como um condicionador profundo ou máscara capilar.

Veja como você pode aplicá-lo.

  1. Aqueça uma quantidade generosa de óleo de coco entre as mãos ou leve ao microondas por alguns segundos para amolecer. O óleo quente (não quente) penetra melhor nas mechas.
  2. A distribuição uniforme é importante. Antes de aplicar o óleo de coco no cabelo, divida os fios em seções.
  3. Aplique uma quantidade generosa de óleo do couro cabeludo às pontas, concentrando-se nas partes secas ou danificadas. Massageie o couro cabeludo com os dedos. Pule as raízes e o couro cabeludo se seus fios ficarem pesados ​​ou oleosos facilmente.
  4. Deixe a máscara agir por cerca de 30 minutos. Você também pode deixá-lo durante a noite cobrindo sua crina com uma touca de banho e envolvendo-a em uma toalha quente. Você também pode fazer um tratamento de óleo quente DIY secando as mechas por alguns minutos.
  5. Lave muito bem a máscara. Isso pode levar várias lavagens. Você pode usá-lo antes ou depois do shampoo, bem como antes de colorir ou descolorir seus fios.

Outras maneiras de usar o óleo de coco para o cabelo

Aplique algumas gotas nas pontas dos fios para hidratar e selar as pontas duplas. Pode desembaraçar, realçar o brilho e controlar o frizz.

Pode ser usado como protetor térmico antes de aplicar calor direto nos fios com chapinhas e bobes. O óleo de coco é ótimo como tratamento condicionador antes de nadar em uma piscina ou mar e como um FPS natural durante os dias ensolarados.

Existem desvantagens em aplicar óleo de coco no cabelo?

Aplicar muito óleo de coco faz com que as madeixas pareçam oleosas. O acúmulo de óleo pode obstruir os poros, o que leva a acne, irritação ou foliculite (folículos inflamados). Evite usar óleo de coco se você tende a ter espinhas no couro cabeludo. Use uma pequena quantidade e enxágue bem o óleo.

Qual é o melhor tipo de óleo de coco para usar no cabelo?

É melhor usar o óleo de coco mais puro e menos processado disponível. O óleo de coco extra virgem é ótimo para tratamentos de condicionamento profundo, especialmente se for prensado a frio e cru.

A linha inferior

O óleo de coco pode ajudar a nutrir e hidratar as madeixas, mas não foi comprovado que ajuda a crescer ou prevenir a queda de cabelo (apenas perda de proteína). No futuro, essas alegações de crescimento capilar podem ser comprovadas, mas, por enquanto, é mera especulação.

O óleo de coco é seguro de usar e tem vários benefícios comprovados que promovem um cabelo e couro cabeludo saudáveis ​​quando usado corretamente e nas quantidades certas.

Procurando mais dicas e informações sobre como cuidar do seu cabelo? Confira nossos outros guiasaqui.

Outros produtos recomendados

Leah Williams

Leah Williams é a fundadora da Lucky Curl e tem estado na indústria do cuidado e estilo do cabelo nos últimos 15 anos. Desde então, ela desenvolveu uma experiência incrível e um profundo conhecimento de como tratar e modelar os tipos de cabelo mais difíceis e é apaixonada por compartilhar seu conhecimento com os leitores da Lucky Curl.

Artigos relacionados

Explorar mais →

Benefícios do óleo de rícino preto jamaicano - 5 principais usos para o cabelo

Lucky Curl explica 5 benefícios do óleo de rícino preto jamaicano e como todos podem usá-lo para melhorar a saúde do cabelo, além de algumas dicas e truques.

Varinha de ondulação cônica vs reta – qual é melhor para o seu tipo de cabelo?

Ao comparar o modelador de cachos cônico versus reto, qual tipo de ferro é o melhor modelador? Lucky Curl cobre as diferenças entre eles e nossas principais escolhas!

Curling Wand vs Curling Iron – Qual é a diferença?

Lucky Curl explica as diferenças entre um modelador de cachos e um modelador de cachos. Além disso, os benefícios de cada um, como usá-los e qual é o certo para você.